Já foram identificados mais de 200 diferentes organismos que são inimigos naturais dos fitonematoides.
Estes microrganismos são encontrados normalmente no solo, parasitando ovos e cistos, ou predando nematoides juvenis e adultos. Mas, pensar em uso de microrganismos para o controle de nematoides, devemos ter em mente que esses terão que aguentar as altas temperaturas de solo na semeadura. Assim, se atente para a temperatura no plantio nesse método de controle.
Entre os microrganismos com efeito nematicida comprovado estão Paecilomyces lilacinus, Trichoderma harzianu, Arthrobotrys oligospora, Arthrobotrys musiformis, assim como algumas rizobactérias.
A seguir confira os principais para o controle na soja:
Paecilomyces lilacinus
É um fungo que afeta a capacidade reprodutiva dos nematoides.
Através do parasitismo dos ovos, ele penetra e destrói o embrião, ou atacando as fêmeas sedentárias, que são colonizadas e mortas.
Sua capacidade é de promover a redução de 60% na penetração do nematoide na fase de estabelecimento da cultura.
Pochonia chlamydosporia
Esse fungo que parasita e mata ovos e fêmeas de nematoides.
Bacillus subitilus
É um fungo que produz metabólitos.
Bacillus licheniformis
É um fungo que produz metabólitos, também paralisam e matam os juvenis.
Bacillus thuringiensis
A atividade entomopatogênica deste bacillu é decorrente da produção de cristais protéicos em concomitância com o processo de esporulaçâo, acabando com nematóides, ácaros entre outros.
Bacillus amiloliquefaciens
Essa bactéria age de duas maneiras principais sobre os nematoides.
Quando aplicada em tratamento de semente ou em sulco de plantio, o seu estabelecimento no solo promove colonização do sistema radicular da planta, alimentando-se dos exsudatos radiculares.
Com isso, os nematoides não conseguem reconhecer os exsudatos radiculares, inibindo assim a penetração dos nematoides nas raízes
Já o mecanismo de produção de produção natural de antibióticos e toxinas, há a morte do embrião de nematoide dos ovos presentes próximos ao sistema radicular.